quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Medida certa

Todo mundo adora uma medida.

Desde criança já somos doutrinados a medir ansiosos a própria altura com marcações periódicas no batente da porta. Quem nunca?

Mas não vou entrar no mérito destas medidas determinadas pela fita métrica que insiste em querer nos convencer que paramos de crescer ou que devemos cortar algumas calorias. O assunto aqui são as medidas realmente relevantes desta vida. Aquelas relacionadas ao mundo das panelas e não das academias. Pensando bem, é quase a mesma coisa...

Enfim, são muitas medidas envolvidas em uma única receita ou evento. É preciso saber para quantas pessoas estamos cozinhando, se temos todos os ingredientes na dispensa, quanto usaremos de cada um. Quanto arroz para o baião de dois? Quanta linguiça para o churrasco? Quanto fubá para polenta? E principalmente: quanto espaguete cozinhar para apenas 2 pessoas?

Eu que sou uma pessoa um tanto quanto exagerada (mal de família) não perco muito tempo calculando. Resolvo esta questão fazendo logo todo o pacote e passo dias me divertindo com o mesmo espaguete no prato. Mas este hábito está longe de ser o ideal.

Até porque, ouvi dizer, que as pessoas normais não costumam achar assim tão divertido provar o mesmo macarrão a semana inteira.

Pois é, para solucionar problemas universais, como este, existem os amigos. Eis que a Bárbara volta de suas férias com um mimo gracioso da Itália: um medidor de espaguete!

Medida para 1, 2 ou 3 porções. Confesso que a primeira vista achei as medidas meio humildes e claro que tive que testar se funcionava.

Em homenagem à Bárbara teste realizado com um cardápio vegetariano, inspirado na Itália e que começa com bruschettas de azeitona e segue com um bárbaro espaguete ao molho de limão e corações de alcachofra.

Sim eu disse alcachofra. Afinal estamos na primavera e eu não podia deixar de falar das flores. Mas esta é outra história...

Vamos começar pelo começo: as bruschettas.

Pode utilizar um processador, pilão ou faca, como preferir, o importante é formar uma pasta rústica com 7 azeitonas pretas bem suculentas e 1 tomate. Reserve.

Corte fatias de pão italiano de aproximadamente 1,5 cm, esfregue 1 dente de alho nestas fatias, regue com azeite, cubra com a pasta de azeitonas. Neste momento liberte-se do apego às medidas e jogue-se no parmesão ralado sem medo de ser feliz, acrescente mais azeite e um generoso toque de orégano.

Leve ao forno preaquecido a 200° por 15 minutos ou por tempo suficiente para que o pão fique torradinho embaixo e o queijo de cima bem derretido.

bruschettas de azeitonas pretas e tomate

Tem como não ser maravilhosa?

Pãozinho crocante, sabores marcantes e familiares. Um verdadeiro carinho.

Depois da entrada, o prato principal.

Refogue 20 corações de mini alcachofrinhas frescas, limpas e cozidas em 1 colher (sopa) de manteiga junto com 1 fio de azeite e 1 dente de alho finamente picado. Acrescente 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo, deixe fritar rapidamente e adicione o suco de 1 limão siciliano. Para finalizar, sal e salsinha picada sem limite ou medida definida.

Hora de testar se a medida de espaguete funciona. Cozinhe em água fervente, com sal e azeite, a quantidade suficiente de espaguete para 2 pessoas (ou, quanto espaguete você conseguir fazer caber em uma circunferência de 2,5 cm).

presente bárbaro! ♥

Tire o macarrão da panela um ponto antes do al dente, termine o cozimento no molho e está pronto para servir acompanhado de muito parmesão ralado.

espaguete ao molho de limão com corações de alcachofra


Existe medida certa para a felicidade?

Se existe, certamente envolve espaguete, alcachofra, limão e muito queijo. Simplesmente sensacional.

Ah! E a medida italiana funciona! A quantidade foi perfeita e sem sobras! Obrigada Bárbara!!! ♥

Definitivamente há vantagens em saber dosar as coisas. Agora se for para comer espaguete a semana inteira pelo menos será por opção e com variação de sabores e molhos.

O único problema será encarar a fita métrica depois.



Ingredientes

Bruschettas de azeitona:
6 fatias de pão italiano de aproximadamente 1,5 cm
7 azeitonas
1 tomate
1 dente de alho
parmesão ralado
azeite e orégano

Espaguete ao molho de limão e corações de alcachofra:
20 corações de mini alcachofrinhas
1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
1 dente de alho finamente picado
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 limão siciliano
sal e salsinha picada.

4 comentários:

  1. Que bom que o presente funciona!! Uhu!! Obrigada pela homenagem e pelo carinho, Renatinha!! Testarei a receita em breve, certamenteeee! Bão demais! :) Macarrão do bem com bruschetta do bem! Perfeiçãoooo ;)

    ResponderExcluir
  2. Mas, já diria o Vovô Pig e a vovó Margarete: batata nunca é demais kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. batata e bacon só se for de tonelada... :P

      Excluir