quarta-feira, 9 de março de 2016

Paz e arroz


risotos sempre parecem uma gororoba na foto... mesmo quando é um delicioso risoto de costelinha com queijo coalho bem tostadinho... 

Sim, a dieta continua. E para comemorar os quilos a menos a gente faz o que? Prepara um cardápio especial sem se preocupar com as calorias. Claro!

Um prato que nos faz lembrar que carboidrato é amor e que será capaz de proporcionar aquela paz interior que há tempos a dieta não nos permite sentir.


A primeira etapa começa no dia anterior com o preparo da costelinha. Tempere 500 g de costelinha suína com 3 dentes de alho, 1 dose de cachaça, o suco de 1 limão, sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Deixe marinar na geladeira por um tempinho (2h são suficientes).

Panela de pressão, azeite aquecido, frite bem a costelinha (sem a marinada) até que fique com aquele aspecto dourado de dar água na boca. Aí então acrescente a marinada, outra dose de cachaça e FOGO!

Após flambar cubra com água fervente, tampe, espere pegar pressão e marque 45 minutos. A carne deve estar soltando do osso. 

Agora desfie a costelinha. Em uma frigideira, aqueça azeite novamente e então frite 1 cebola cortada em finas fatias meia lua, acrescente um pouco de sal durante a fritura.

As cebolas devem ficar bem moreninhas, para isso mantenha o fogo alto e mexa sempre (aproximadamente 15 minutos), quando as cebolas estiverem no ponto, acrescente a costelinha desfiada, refogue rapidamente e reserve de novo.

Guarde também a água do cozimento. Passe a água do cozimento por uma peneira e leve à geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte... A gordura estará sólida na superfície do caldo, retire a gordura (boicote moderado à dieta), complete com água até atingir 2 litros e já está pronto o caldo para ser utilizado no preparo do risoto.

Última etapa do pré preparo: o queijo coalho.

Pique 200 g de queijo coalho em cubos de aproximadamente 1 cm (pode ser o queijo em peça ou o de palitinho mesmo). Em uma frigideira bem quente com pouco azeite frite o queijo coalho até que esteja dourado de todos os lado. Ele vai ficar meio crocante por fora.

Agora sim, tudo certo para começar o risoto propriamente dito.

Panela, azeite aquecido, refogue uma cebola picada finamente até que fique translúcida, acrescente 1 e 1/2 xícara de arroz carnaroli, mexa e acrescente 1 dose de vinho branco seco. Aos poucos acrescente o caldo da costelinha (que deve estar fervendo neste momento) mexa sempre. Depois de aproximadamente 15 minutos, o arroz estará um ponto antes do al dente e será a hora de adicionar a costelinha.

Mais 5 minutos de cozimento e o arroz deverá chegar no ponto, acrescente 75 g de castanha de caju picada grosseiramente, 1 colher (sopa) de manteiga e 50 g de parmesão ralado. Misture tudo muito bem,  corrija o sal se necessário, retire do fogo e para finalizar adicione o queijo coalho. Misture novamente e sirva em seguida.

Enquanto tenta-se apreciar este belo arroz cheio de sabor, cremosidade, uma leve crocância da castanha de caju, muitos temperos e  que aromatiza a casa inteira, uma criança grita e corre pela casa chamando a vovó para brincar, um choro de quem acaba de acordar se ouve na sala de jantar, o clube do balanço continua sua canção e vamos assim aproveitando mais um domingo de muita paz.

Paz.
Sim.
Mas sem espaço e nem tempo para tédio.


Ingredientes

Risoto de costelinha com queijo coalho:
500 g de costelinha suína
3 dentes de alho
2 doses de cachaça
2 cebolas
200 g de queijo coalho
1 e 1/2 xícara de arroz carnaroli
1 dose de vinho branco seco
75 g de castanha de caju
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de parmesão ralado
sal, pimenta do reino e azeite a gosto

2 comentários:

  1. UHU!!! Lá em casa tem muita animação, paz, arroz, macarrão e AMOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e risadas, maluquices, dança, brincadeira... <3

      Excluir