segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Top 3 - receitas que são a cara do verão

Verão é a época do ano que me deixa mais irritada e preguiçosa. Basta começar a fazer qualquer atividade para sentir o suor escorrer, a pressão cair e o ânimo ir embora.

Infelizmente não dá para hibernar sob um ventilador até passar a estação. Pior do que isso, não é por ser verão que podemos pular refeições e viver da luz do sol. Mas quem é que tem vontade de ligar forno ou ficar horas na cozinha para preparar qualquer coisa?

Além disto, basta provar um prato muito quente ou pesado para ter uma sensação ruim e o desejo de um banho bem gelado.

Como não dá para exagerar no banho, uma vez que as represas estão sumindo, que há multa para quem aumentar o consumo de água e as torneiras só funcionam dia sim, dia não. Melhor procurar receitas leves e fáceis que permitam um único e rápido banho diário.

Pensando nisto, selecionamos 3 receitas que são a cara do verão e fizemos um singelo Top 3.

Começando pela terceira posição apresentamos a tapiocarioca. Que? Isso mesmo, tapiocarioca.

É uma receita rápida?
Sim, muito rápida, não demora mais que 10 minutos para estar pronta.

Usa forno ou panela de pressão?
Não, ou seja, a casa continua fresca após o preparo.

O sabor é fresco e leve?
Mais ou menos... 

Mas então, porque essa receita foi selecionada para integrar o Top 3 de receitas para o verão, e afinal, o que é uma tapiocarioca?

Vamos por partes. A receita está na terceira posição do Top 3 por causa da maneira como foi descoberta.

Agora a história. Gratas surpresas surgiram até o último minuto de 2014. Entre elas a oportunidade de fazer um curso em Florianópolis. E se durante o dia ficávamos trancados em salinhas com ar condicionado sonhando com as praias e o sol lá de fora, à noite foi possível aproveitar a paisagem da Lagoa da Conceição, colocar o pé na areia e curtir um happy hour.

Cerveja vai, conversa vem, claro que uma hora a pauta seria gastronomia. E eis que mencionei minha paixão por ovo e a publicação da receita do raviolone d'oro. Foi aí que um colega carioca perguntou se eu conhecia a tapiocarioca. Oi?

Nunca tinha ouvido falar, e confesso que depois deste dia tentei pesquisar aqui e ali este termo, mas nada foi encontrado. Fiquei na dúvida se a cerveja havia comprometido o entedimento, mas a questão é... ele me descreveu a receita, me pareceu interessante e resolvi testar. E é por ser uma receita descoberta na Lagoa da Conceição durante um happy hour de verão que ela ocupa agora o terceiro lugar deste Top 3 das receitas que são a cara do verão.

Rápida mesmo, tão rápida que a história é mais longa do que a receita.

Precisamos apenas de uma frigideira aquecida e colocar a massa de tapioca peneirada e bem espalhada por toda a superfície. Não deixe uma camada muito fina, senão a tapioca não será percebida nesta versão.

Deixe dourar até as bordas começarem a levantar e então despeje um ovo batido e temperado com sal (queijo sempre combina e é uma adição interessante).

Tampe, e quando as bordas estiverem com a textura de uma omelete dobre ao meio. Tampe novamente e deixe cozinhar por uns 2 minutos. Vire a tapioca, mais 2 minutos e está pronta.

Menos de 10 minutos um lanche rápido e nutritivo que é um prato cheio para os fanáticos por ovo.

tapioca de ovo... rápida e prática para os dias quentes

A tapiocarioca do colega foi aprovada e é altamente recomendada, e como não podia deixar de ser, verão pede uma boa harmonização cervejeira.

Para comemorar a primeira receita do ano, uma cerveja comemorativa da Bierbaum. Do tipo keller (não filtrada), não possui nenhum aditivo químico, sendo cem por cento natural. Sua decantação ocorre em tanques de maturação por aproximadamente 50 dias, seu amargor é equilibrado e sua espuma bem persistente (o que mantém a temperatura por mais tempo). Harmoniza bem com o sabor da tapioca de ovo, principalmente se aceitamos o conselho e adicionamos um delicioso queijo.

bierbaum comemorativa 10 anos

Se lá fora dá para fritar ovos no asfalto, por aqui prefiro colocá-los dentro de uma deliciosa tapioca e aproveitar a oportunidade para me refrescar com uma cerveja bem gelada. E assim até mesmo no verão é possível manter o bom humor.


Ingredientes

Tapiocarioca:
massa de tapioca
1 ovo
sal a gosto
queijo de sua preferência opcional

2 comentários:

  1. Respostas
    1. se esse verão está prometendo calor então ele está cumprindo direitinho...

      Excluir