segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Hora da virada

Depois do Natal, breves momentos de descanso, troca de presentes e tudo pronto para a última receita do ano.

Claro que a sugestão é de uma sobremesa para a hora da virada. 

Sobremesa fresca, que combina com o verão que está fazendo, mas sem apelar para gelatinas e afins que deixam o charme e a elegância de lado: peras ao vinho.

Já fizemos esta receita por aqui em outra ocasião, mas esta tem alguns toques especiais que valem a pena anotar.

Escolha peras mais verdes e firmes. Como serão cozidas, se estiverem muito maduras ficarão molengas demais e perdem um pouco da graça.

A primeira diferença já está na apresentação, ao invés de deixar as peras inteiras, descasque e parta ao meio 8 peras, assim ninguém "sofre" tendo que separar os caroços na hora de comer, além de cozinharem mais rápido. Para que não escureçam, e também para acrescentar um sabor extra, esprema meio limão siciliano sobre as peras.

Outras diferenças estão nos temperos da calda e no vinho utilizado, mas vamos por partes. Em uma panela coloque 1 xícara de açúcar refinado comum, 1 pau de canela, 6 cravos, a casca de 1 limão siciliano, 1 ramo de tomilho (sim, tomilho), 1 xícara de vinho do porto e uma garrafa de um vinho seco de boa qualidade (escolhemos um cabernet sauvignon).

Misture tudo, espere ferver e acrescente as peras. Deixe ferver por aproximadamente 1 hora. Retire as peras e deixe a calda de vinho reduzir pela metade. Distribua em uma travessa e leve à geladeira para ser servida no dia seguinte, bem curtida e fresquinha.

peras ao vinho com um inusitado toque de tomilho

Para ficar ainda melhor, sirva com sorvete, ou então para dar um toque mais sofisticado uma quenele de mascarpone combina muito bem com a delicadeza das peras. 

mascarpone para conferir delicadeza e sofisticação

Nenhuma superstição está relacionada com esta sobremesa, mas ela representa bem os nossos desejos para o ano novo. Que seja leve, cheio de sabores e com um inusitado toque de tomilho.

FELIZ 2015!


Ingredientes

Peras ao vinho:
8 peras bem firmes
1/2 limão siciliano
1 xícara de açúcar refinado comum
1 pau de canela
6 cravos
a casca de 1 limão siciliano
1 ramo de tomilho
1 xícara de vinho do porto
1 garrafa de um vinho seco de boa qualidade (escolhemos um cabernet sauvignon).

Sorvete de creme ou mascarpone para acompanhar

3 comentários:

  1. Respostas
    1. do natal, do reveillon, do carnaval, das festas juninas... do ano inteiro... rs ;)

      Excluir