quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Yes! Nós temos pizza

Podemos não ter praia, podemos não ter água, mas com certeza uma coisa sempre haverá em São Paulo: pizza!

Temos mais de 5 mil pizzarias, e enquanto escrevo este texto é bem provavél que mais meia dúzia esteja em via de ser inaugurada pelas ruas da cidade. Consumimos mais de 800 mil pizzas por dia, isso mesmo, POR DIA!

Pra gostar de pizza assim, só mesmo em São Paulo. E, embora haja controvérsias, não existe horário para o seu consumo (recentemente fiquei sabendo através de um amigo carioca que paulistanos só comem pizza a noite... para mim, paulistana de raiz, foi curioso descobrir esta regra que nasceu para ser quebrada).

Claro que a noite a pizza ganha um ar todo especial e as entregas começam a acontecer, mas é importante sempre ter um pedaço para a manhã seguinte, pizza no café da manhã é perfeito para começar o dia. No almoço? Pode ser também, cai muito bem em praças de alimentação ou as feitas em casa com aquele toque personalizado.

E é sobre uma dessas pizzas caseiras com toque personalizado que se trata este post. A receita da massa não tem nenhuma novidade, é a mesma que temos no post Redondas. Mas para quem não é adepto de colocar a mão na massa, existem inúmeras opções prontas no mercado. Prefira as mais finas.

Massa pronta, pré assada hora de combinar os ingredientes. O molho é muito importante. Gosto de bater no mixer 4 tomates sem pele, 1 cebola e 1 dente de alho pequeno com sal e azeite. Depois de bem batido, fogo para apurar um pouco e quebrar o sabor mais forte do alho (entre 20 e 30 minutos são muito mais do que suficientes). Quantidade para 4 pizzas grandes.

Sobre a massa o molho, sobre o molho o recheio... fatias de presunto cru, o bastante para cobrir a massa, alho poró em finas fatias, uvas sem caroço partidas ao meio, muçarela de búfala ralada, orégano e azeite para finalizar. Forno médio por 15 minutos (até que a massa esteja dourada e a muçarela bem derretida). Pronto para servir.

pizza de presunto cru com alho  poró e uva

Delícia!

O presunto cru fica bem equilibrado com o adocicado da uva e o alho poró confere personalidade à mistura de ingredientes.

Sabores que me fazem acreditar que quando tudo acaba em pizza é porque acaba muito bem... aliás parece que foi com esse sentido que nasceu a expressão em meados da década de 50... pena que hoje seu significado não seja tão bom quanto comer uma pizza.

Ingredientes
Molho:
4 tomates sem pele
1 cebola
1 dente de alho pequeno
sal e azeite a gosto

Recheio:
10 fatias de presunto cru
1/2 maço de alho poró
7 uvas
50 g de muçarela de búfala
orégano e azeite a gosto

4 comentários:

  1. Estava sensacional.

    E os outros sabores tradicionais ou gourmets também ficaram ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. descobri que pizza e alho poró nasceram um para o outro... rs

      Excluir
  2. Ótima receita, blog top. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      apareça mais vezes para um cafezinho ;)

      Excluir