segunda-feira, 21 de julho de 2014

Superlativo

Quando a gente gosta muito de algo, a gente quer mais. Lógica simples e incontestável. 

Por aqui se tem algo que eu gosto é de raviolli. Massa, recheio, molho... e se raviolli é bom, tem que ter sempre mais. Mais massa, mais recheio, mais molho, mais raviolli. E tanto raviolli assim só poderia acabar em raviolone.

Raviolone é o raviolli com mais raviolli que forma um superlativo de raviolli, ou para ficar bem claro, um raviolli do tamanho de um hambúrguer.

A massa é a mesma de sempre, no processador para intensificar a velocidade de preparo, para fazer 10 raviolones bastam 2 ovos inteiros, 200 g de farinha, noz moscada, sal, azeite. Bata até formar uma massa homogênea. Deixe descansar.

Para o recheio, fatias de berinjela de aproximadamente 1 cm de espessura. Deixe de molho em água com sal por cerca de 1 hora. Depois disso, tempere com azeite, sal, pimenta do reino branca moída e orégano. Grelhe as fatias de berinjela até que estejam bem macias e reserve.

Voltando à massa... abra até que tenha a menor espessura possível (uns 2 mm é o ideal). Com a ajuda de um cortador faça grandes circunferências.

Hora de montar, sobre uma das circunferências da massa já cortada coloque uma fatia de berinjela, uma porção de queijo parmesão ralado, 1/2 bolinha de muçarela de búfala, orégano e feche com outra massa redonda reforçando bem as bordas para que não abra durante o cozimento. Se julgar necessário, um pouco de água nas bordas ajuda.

Tudo pronto, hora de cozinhar... Como uma boa massa caseira, o cozimento é rápido. Em água fervente coloque os raviolones para cozinhar, 4 minutos são suficientes.

Para que o sabor da massa se sobressaísse, o molho ficou bem no básico mesmo.

Em uma panela, a refoga de 1 cebola e 2 dentes de alho em 1 colher (sopa) de manteiga, 4 tomates frescos sem a pele picados, um pouco de sal, pimenta do reino, azeite, uma xícara de água fervente e deixar por uns 10 minutos. Depois disso para afinar o molho bata no liquidificador.

Mais fervura, salsa e cebolinha e tudo pronto. Massa, molho e muito queijo ralado.

raviolone de berinjela e muçarela de búfala

Um é pouco, dois é bom e o terceiro é pura gula.

Os queijos garantem cremosidade ao recheio e a berinjela determina a personalidade do prato. Massa e molho leves permitiram que se sentisse todos os sabores desde os mais delicados. Sem falar da apresentação de encher os olhos.

Resumindo: levíssimo, saborosíssimo e belíssimo. Raviolone nada mais é do que raviolli com muitos "íssimos".


Ingredientes
Massa:
2 ovos inteiros
200 g de farinha de trigo
noz moscada, sal e azeite a gosto

Recheio:
1 berinjela média em fatias de aproximadamente 1cm de espessura
Queijo parmesão ralado
Bolinhas de muçarela de búfala
azeite, sal, pimenta do reino branca e orégano a gosto

Molho:
1 cebola picada
2 dentes de alho
4 tomates frescos sem a pele picados
azeite, sal, pimenta do reino a gosto

2 comentários:

  1. Desse eu não provei nadíssimo : (

    Não sobrou uma marmitíssima pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima desculpa para repetir a receitíssima... rs

      Excluir