sexta-feira, 30 de março de 2012

Chocolate com pimenta

Mais uma novela estreiando por aqui. Direto do "Vale a Pena Ver de Novo": Chocolate com Pimenta. Afinal, já estamos em clima de Páscoa e chocolate é o tema do momento.

E se chocolate já é uma paixão, com pimenta então... vira uma paixão ciumenta. Assim... violenta, que de tanto que sofre aumenta!

chocolate com pimenta

Bom, para fazer uma boa trufa de pimenta o segredo é ter uma boa geléia de pimenta que pode ser comprada no mercado (e é simplesmente deliciosa para acompanhar vários cortes de carne), mas como somos adeptos do "faça você mesmo", preferimos produzir nossa própria geléia. Coisa chique, Bem!

A vantagem da fabricação própria é que desta forma pode-se controlar o ardor de acordo com o gosto pessoal.

Vamos à receita. Comece colocando em uma panela 3 maçãs sem casca bem picadas, 1 xícara de açúcar e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos e então bata no liquidificador. Reserve.

Agora entra a pimenta na história. No liquidificador uma dose de cachaça (ou vodka se preferir) e duas pimentas dedo de moça com sementes. Bata bem e então adicione esta mistura de pimenta com o creme de maçã. Coamos este líquido pois queríamos um creme liso e que nossa trufa ficasse picante, mas sem exageros. Se quiser dar aquele toque mais caliente, coar será absolutamente desnecessário.

geléia de pimenta

Geléia pronta, vamos à trufa. Derreta chocolate meio amargo e chocolate ao leite na mesma proporção em uma travessa de vidro no microondas. O tempo irá depender da quantidade de chocolate com que se vai trabalhar. Uma dica é colocar 1 minuto, tirar, mexer e precisando de mais tempo colocar mais 1 minuto, até que esteja completamente derretido.

Mexer bem e acrescentar creme de leite, uma dose de conhaque e a geléia de pimenta. Todas as medidas são bem variáveis, de olho mesmo.

Deixar a trufa mais cremosa usando mais creme de leite fica ótimo para recheio de bombons, ou mesmo casca de ovos de Páscoa. Já a trufa mais firme pode ser enrolada e envolta por cacau em pó ou raspas de chocolate para ser servida como docinhos de festa. Lembrando que deixá-la na geladeira sempre ajuda seu manuseio.

Optamos por pequenos bombons, por isso utilizamos aproximadamente 200ml de creme de leite para 500g de chocolate.

Novamente derreta no microondas chocolate meio amargo e chocolate ao leite na mesma proporção. Coloque o chocolate derretido sobre uma bancada de pedra para temperá-lo.

Temperar o chocolate significa tirar as bolhas de ar, deixá-lo na temperatura ideal para que volte à sua consistência original depois e fique com bastante brilho. Basicamente, deve-se mexer o chocolate com uma espátula sobre a pedra, em movimentos circulares de fora para dentro, até que o chocolate esteja bem liso, brilhante e em contato com a pele transmita a sensação de "frio".

Atingindo este ponto, enchemos as forminhas próprias para bombons para formarmos a casca. Geladeira por cerca de 20 minutos ou até que as formas estejam "brancas", o que sinaliza que o chocolate já se desprendeu.

Tirar da geladeira, rechear com a trufa e cobrir com mais chocolate. De volta à geladeira por mais uns 20 minutos e pronto.

Desenformar, embrulhar e deliciar-se.

paixão ciumenta

Sabe aquela história de que os opostos se atraem? Assim como o sol e a lua, casa e rua, luz e sereno? Ou o amor da formiga e da cigarra que parecem brigar, mas na verdade só desejam ser um belo par?

Pois é exatamente o que parece acontecer nesta incrível combinação doce e picante. O sabor do chocolate fica ainda mais intenso e a boca fica levemente ardida ao fim da mordida.

Uma verdadeira perdição.

5 comentários:

  1. Hummm, ficou lindo! E que charme esse em formato de pimentinha.

    Vou ganhar, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ummmmm que delicia parabéns vc é top bs de Lais pedroso

    ResponderExcluir